terça-feira, 19 de julho de 2011

Atos de guerra – Brasil, 1942.



Quando o conflito da segunda grande guerra mundial chegou ao continente Americano, os primeiros a se envolverem foram os norte-americanos, um dos motivos foi pelas excursões dos "Lobos do mar", os  U-Boats,temíveis submarinos alemães.





Nas proximidades dos mares americanos os U-Boats encontraram a fartura de caça, cargueiros,petroleiros, navios de todas as classes navegando com destino a portos ingleses a noite - periodo em que os submarinos ficavam quase invisíveis - sem proteção de comboio e com todas a luzes de navegação acessas,um prato cheio para serem torpedeados.

Brasil até então se mantinha afastado do confronto. Apenas servia de ponto de apoio para que os EUA pudessem enviar suprimentos e lançarem incursões no oceano Atlântico. Sua base ficava no nordeste brasileiro por ser estrategicamente o ponto mais próximo com os outros continentes do outro lado do mar.

Sendo assim o comandante em chefe dos submarinos, Almirante Doenitz, deslocou uma frota de submarinos para o litoral brasileiro para darem caça aos cargueiros que traziam suprimentos com destino as excursões.

Com isso cerca de 70 navios foram atacados pelo litoral brasileiro, pela frota designada  dos U-Boats - 10 alemães e um italiano. 

31 de agosto de 1942 – O Brasil declara guerra aos países do Eixo.

Texto: The Crazy, Tyr


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!