sábado, 16 de julho de 2011

U-513 – Submarino alemão, enfim, encontrado.

Numa conversa informal com vários amigos, uns me deram a excelente idéia de trazer para o SP informações sobre o que foi o estopim para o Brasil se envolver na 2º Grande Guerra. O afundamento de seus navios de frota mercante. E efetivamente também os submarinos que rondavam a costa brasileira e torpedeavam nossas embarcações. Isso foi na segunda-feira passada – dia 11 de julho. Ontem um amigo me enviou um e-mail me contando o que vão ler logo abaixo. 



Dito isto, à medida que for encontrado material, como circunstancias tipo de embarcação, numero de vitimas vou fazendo os posts. É um material extraordinário e como fonte de pesquisa também torna o conteúdo do site melhor.

Encontrado submarino alemão afundado durante segunda guerra mundial


O submarino alemão U-513, afundado durante a segunda guerra mundial no litoral sul do Brasil foi localizado, anunciaram esta sexta-feira os responsáveis pela descoberta.

A embarcação foi encontrada ao largo de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, às 22:00 de quinta-feira (02:00 de hoje em Lisboa).

O U-513, afundado em 19 de Julho de 1943, é o primeiro dos 11 submarinos alemães afundados em águas brasileiras durante a guerra a ser encontrado.

O submarino foi localizado a 75 metros de profundidade, após dois anos de trabalhos.

As buscas e a descoberta do destroço foram realizadas por um grupo de investigadores do Instituto Kat Schurmann, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O local do afundamento foi determinado a partir de documentação guardada em arquivos históricos norte-americanos e alemães.

O investigador-chefe do grupo, Vilfredo Shurmann, também entrevistou o único sobrevivente do navio americano que afundou o U-513.


O principio...

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!