sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Espeleologia – Um paraíso perdido.


As imagens são tão bonitas que nem pensei duas vezes. Quero isso registro no SP para consulta futura. O fotógrafo britânico Carsten Peter registrou as profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado.



A caverna foi usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã, mas sua entrada só foi reencontrada em 2009, por exploradores da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas.

Hang Son Doong faz parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a 500 quilômetros da capital, Hanoi.

Os exploradores britânicos acreditavam que a caverna tinha somente 150 metros de comprimento e 91 de altura, mas novas descobertas mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 quilômetros e chega a 140 metros de altura em algumas partes.

Durante as expedições, as equipes encontraram estalagmites de mais de 70 metros de altura.

O interior da caverna é tão alto que nele caberiam um conjunto de arranha-céus de 40 andares, de acordo com os exploradores.

Em 2010 a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 quilômetro de comprimento.

Após descerem até a entrada da caverna por um muro de 14 metros de altura, os exploradores encontraram um rio de 2,5 quilômetros. Uma das equipes chegou a passar duas semanas seguidas dentro da caverna.

Carsten Peter, que acompanhou uma das expedições, descobriu uma floresta escondida dentro da caverna. Peter, que é explorador há 35 anos, diz que a caverna vietnamita é a mais incomum que ele já viu.

Um fazendeiro local, que conhecia a entrada, conduziu as equipes britânicas e alemãs até lá. Segundo os exploradores, a caverna é difícil de encontrar, por estar completamente coberta pela floresta.

Fonte: BBC Brasil – Carsten Peter


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!