segunda-feira, 12 de março de 2012

Word Press – Fotografias premiadas entre 1955 a 2011


Word Press é uma agencia internacional de noticias que foi fundada em 1945 com o advento do fim da 2º Grande Guerra com a finalidade de distribuir informação para todo o mundo de forma mais breve e consistente possível. Passado algum tempo o diretor geral criou um tipo de premio para seus colaboradores com as melhores reportagens e imagens. A partir de 1955 teve inicio o premio da agencia para os que mais se destacaram em cada ano. É um honra poder postar isso aqui no SP. São imagens fortes, mas é o retrato fiel da realidade.


1955
Um dos corredores do Campeonato Mundial de Motocross cai de sua moto no circuito de Volk Molle.
Foto: Mogens von Haven

1956
Ex-soldado alemão, liberto pela URSS, volta a ver sua família. A criança na foto não via o pai desde que tinha apenas um ano de idade.
Foto: Helmut Pirath

1957
Dorothy Counts, uma das primeiras estudantes negras admitida na Faculdade de Harry Harding é ridicularizada pelos estudantes brancos já no seu primeiro dia de aula.
Foto: Douglas Martin

1958
Campeonato Nacional de Futebol entre Praga e Bratislava
Foto: Stanislav Tereba

1959
Não houve foto vencedora.

1960
Estudante japonês assassina Inejiro Asunuma, presidente do partido socialista, durante seu discurso no salão Hibyia.
Foto: Yasushi Nagao

1961
Não houve foto vencedora.

1962
Padre Luis Padillo oferece os últimos sacramentos a soldado ferido mortalmente por franco-atirador durante rebelião militar contra o presidente Betancourt em Puerto Cabello, base naval na Venezuela.
Foto: Héctor Rondon Lovera

1963
Monge budista Thick Quang Duc ateia fogo ao próprio corpo em proteste contra a perseguição do governo sul-vietnamita ao budismo.
Foto: Malcolm W. Browne

1964
Mulher chora a perda do marido na guerra Grego-Turca.
Foto: Don McCullin

1965
Mãe e filhos tentam atravessar um rio para fugir do bombardeio norte-americano. O exercito americano havia evacuado a aldeia que estava sobre suspeita de ser uma base para os guerrilheiros.
Foto: Kyiochi Sawada

1966
Veiculo blindado norte-americano arrastando o corpo de um soldado viatcong após uma batalha feroz.
Foto: Kyiochi Sawada

1967
O comandante de um tanque M48 do sétimo regimento dos EUA no Vietnã.
Foto: Co Rentmeester

1968
Policial executa suspeito de pertencer ao grupo guerrilheiro vietcong.
Foto: Eddie Adams

1969
Um jovem católico usa mascara de gás durante confronto com tropas britânicas. As pessoas tinham fugido do gás lacrimogêneo depois de uma noite de confrontos nas ruas.
Foto: Hanns Jórg Anders

1970
Não houve foto vencedora.

1971
Durante negociações com um grupo de assaltantes o delegado, de repente, começa a atirar contra o líder do grupo Kurt Vincent. A quadrilha desapareceu após roubo em Colônia e volta a aparecer Saarbrúcken, levando reféns com eles. Dois homens foram capturados os demais conseguiram escapar.
Foto: Wolfang Peter Geller

1972
Phan Thi Phuc (ao centro) foge junto com outras crianças do bombardeio com napalm realizado pelas tropas sul-viatcongs.
Foto: Nick Ut

1973
Presidente eleito democraticamente, no Chile, Salvador Allende minutos antes de sua morte seguida de golpe militar.
Foto: Criando Lagos

1974
Mão conforta seu filho perante a fome e a seca.
Foto: Ovie Carter

1975
Em um incêndio em Boston, mãe e filha são atiradas do prédio.
Foto: Stanley Forman

1976
Refugiados palestinos no bairro de Quarantaine
Foto: Françoise Demulder

1977
Policia joga gás lacrimogêneo contra grupo de moradores sem-teto protestando contra a demolição de suas casas em na Cidade do Cabo.
Foto: Leslie Hammond

1978
Manifestante em chamas, após a bomba de coquetel molotov que segurava explodir sobre si mesmo. O protesto era contra a construção do aeroporto internacional de Tóquio. O original era o Narita Airpot que foi construído em 1966. Para levar o projeto adiante o governo desapropriou fazendas o que gerou protestos o que resultou em 13 mortos. O novo aeroporto foi inaugurado em 1978.
Foto: Sadayuki Mikami

1979
Mãe combojana embala o filho enquanto aguarda distribuição de alimentos em um campo de refugiados.
Foto: David Burnett

1980
Criança faminta e missionária em Uganda.
Foto: Mike Wells

1981
O tenente-coronel Tejero Molina dando ordens a todos para ficarem sentados e calados depois que soldados da guarda civil invadiram a assembléia do parlamento espanhol. Trezentos deputados e membros do governo estavam em sessão para votar a sucessão do premier Suarez. Todos foram libertos na manhã seguinte após terem sido feitos reféns por 18 horas, mas o golpe foi um fracasso.
Foto: Manuel Pérez Barriopedro

1982
Guerra no Líbano: A conseqüência do massacre de palestinos por grupos divergentes cristãos nos campos de refugiados de Sabra e Shatila.
Foto: Robin Moyer

1983
Mãe encontra seus cinco filhos enterrados vivos após terremoto devastador. As cinco horas da manha, ela e o marido foram ordenhar as vacas, como as crianças dormiam nada pode ser feito. Cento e quarenta e sete aldeias foram atingidas. O tremor atingiu 7,1 na escala Richter, 1336 pessoas perderam suas vidas.
Foto: Mustafá Bozdemir

1984
Corpo de criança encontrado após vazamento de gás no desastre da Union Carbide.
Foto: Pablo Bartholomew

1985
Omara Sanchez (12 anos) foi encontrado preso entre escombros após erupção do vulcão Nevado del Ruiz. Após 60 ele acabou falecendo de parada cardíaca.
Foto: Frank Fournier

1986
Ken Meeks (42 anos) mostras as marcas deixadas pela AIDS
Foto : Alon Reininger

1987
Mãe se debate contra policias que protegiam posto de votação. O manifestante foi detido por protestar contra a eleição que acabou sendo vencida pelo candidato do governo e que todos diziam haver sido fraudada.
Foto: Anthony Suau

1988
Pai chora por seu filho, morto no terremoto na Bósnia.
Foto: David Turnley

1989
Um manifestante se interpõe entre tanques e manifestantes na praça celestial cujo protestes reivindicavam democracia na China.
Foto: Charlie Cole.

1990
Familiares choram morte de rapaz morto em protesto contra a Iugoslávia que retirou a autonomia de Kosovo.
Foto: Georges Merilion

1991
Fogo amigo – Sargento deixa a dor vazar e mostra toda sua dor ao ver amigo em um saco para cadáveres morto por fogo amigo. Guerra do Iraque.
Foto: David Turnley

1992

Mãe leva seu filho morto até sepultura, depois de envolvê-lo em uma mortalha de acordo com o costume local. Uma seca juntamente com os efeitos da guerra civil causaram uma terrível fome na Somália, que custou a vida de dois milhões de pessoas ao longo de um período de dois anos, mais de 200 mortes por dia nas áreas afetadas.
Foto: James Nachtwey

1993
Crianças levantam armas de brinquedo em gesto de desafio. O levante palestino, que começou em dezembro de 1987, reforçou a população árabe em sua determinação de lutar contra a força de ocupação israelense. Em março Israel fechou a fronteira com Gaza, causando um aumento maciço do desemprego. Com mais de 800 mil pessoas incluídas na faixa israelense e com serviço de patrulhas em oito quilômetros de largura, derramando assim sangue. O acordo de paz assinado em Washington em 13 de setembro prometeu autoridade limitada para Gaza e uma retirada do exercito israelense.
Foto: Larry Towell

1994
Um homem da tribo Hutu é atendido em hospital de cruz vermelha após ter sido mutilado por milícia contraria sob suspeita de ser simpatizante de rebeldes Tutis
Foto: James Nachtwey

1995
Um ônibus na que conduz á Grozny durante combates entre milícias pela independência da Chechênia e as tropas russas. A guerra civil que eclodiu quando o presidente Yeltsin enviou tropas em dezembro de 1994 ainda estava arrastando meses mais tarde.
Foto: Lucian Perkins

1996
Vitima de minas terrestres em Kuito, uma cidade onde muitas pessoas foram mortas durante a guerra civil.
Foto: Francesco Zizola

1997
Mulher chora as portas do hospital onde várias vitimas foram levadas após o massacre de Bentalha
Foto: Hocine

1998
Uma mulher é consolada por parentes e amigos após sepultamento de marido. O marido era um dos soldados de origem albaneza e lutava em Kosovo lutando pela independência da Sérvia.
Foto: Dayna Smith

1999
Um homem caminha ferido pelas ruas de campo de refugiados albaneses fugindo da violência em Kosovo.
Foto: Claus Bjorn Larsen

2000
Mãe faz trabalho artesanal para poder sustentar seu filho. O senso do México se perdeu e várias pessoas ficaram sem registro, o que acabou por falir o sistema previdenciário no país.
Foto: Lara Jô Regan

2001
Corpo de menino sendo preparado para o enterro em campo de refugiados em Jalozai. A família da criança, de origem afegã tinha procurado refugio no Paquistão por conta da instabilidade política e as freqüentes secas.
Foto:  Erik Refner

2002
Terremoto na Armênia. Filho chora no enterro do pai que é sepultado por soldados e voluntários.
Foto: Eric Grigorian

2003
Um homem iraquiano conforta seu filho de quatro anos em um centro de detenção para prisioneiro de guerra. No acampamento, base dos EUA em Na Najaf - Iraque. O menino ficou apavorado quando, de acordo com as ordens, seu pai foi algemado e encapuzado. Um soldado, mais tarde, cortou as algemas de plástico para que o pai pudesse confortar seu filho.
Foto: Jean-Marc Bouju

2004
Uma mulher chora pela morte de parente morto pela tsunami. Em 26 de dezembro, um terremoto de magnitude 9,3 na costa da Sumatra, na Indonésia, desencadeou uma série de ondas gigantes que rasgaram o oceano Indico, causando um desastre em nove paises asiáticos, inclusive Somália e Tanzânia.
Foto: Arko Datta

2005
Os dedos subnutridos de uma criança de 1 ano de idade pressionados contra a os lábios de sua mãe em um centro de alimentação de emergência. Uma das piores secas dos últimos tempos, juntamente com uma praga de gafanhotos gigantes que destruiu a colheita do ano anterior, deixou milhões de pessoas sem comida.
Foto: Finbarr O’Reilly

2006
Unidade libanesa em uma rua de Haret Hreik, um bairro bombardeado no sul de Beirute, capital do Líbano.
Foto: Spencer Platt

2007
Um soldado da Segurança da companhia Platoon, se recosta em um barranco após um dia de combate.
Foto: Tim Hetherington

2008
Detetive Robert Kole do Gabinete de Cuyahoga Contry Sheriff entra em uma casa para cumprir uma ordem de despejo do dia seguinte. Ele precisa verificar se a casa foi desocupada e que nenhuma arma foi deixada no local.
Foto: Anthony Suau

2009
Mulheres gritam discordando. Estavam em um telhado na cidade de Teerã em 24 de junho, após a disputada eleição presidencial do Irã.
Foto: Pietro Mastuzo

2010
Bibi Aisha, uma mulher de 18 anos da província de Urazgan, no Afeganistão, fugindo de volta para a casa de seus familiares com medo do marido, queixando-se dos maus tratos. O Taleban chegou a noite, exigindo Bibi de volta para ser entregue a justiça. Depois de sumariamente julgada por um comandante Talebã, ela foi entregue de volta ao marido que lhe decepou as duas orelhas e por fim o nariz. Ela foi abandona pelo marido, mais tarde trabalhadores, voluntários e soldados norte-americanos a auxiliaram.
Foto: Jodi Bieber

2011
A mulher de burca tem um parente ferido dentro de uma mesquita usada como hospital do campo de manifestantes contra o governo do presidente Ali Abullah Saleh, durante confrontos em Sanaa, Iemen.
Foto: Samuel Aranda

Agradecimentos: Sol Marques.



0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!