segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pulp Fiction – Tempo de violência


O termo do titulo é uma maneira de dizer que é uma noticia vulgar, corriqueira, comum. Quando Quentin Tarantino fez o seu filme (Vencedor do Oscar em 1995) a idéia era justamente essa, um filme com histórias trash (bárbaras) e que se interligavam. Hoje, mais uma vez nos Estados Unidos da América, isso parece se repetir. Dentre tantas e tantas histórias com casos de massacres causados por pessoas tomadas de ira descontrolada, mais uma história triste.


Local do crime.
Ex-fuzileiro Naval, Terence Tayler, 23 anos, foi identificado como o autor de disparos dentro de um supermercado nos EUA na sexta-feira, 31 de agosto. O jovem publicou em sua conta no Twitter em 2009 comentários com intenções de matar colegas de trabalho. Ao fim disso tudo, num surto de loucura, ele chegou ao local, trajando roupa camuflada – Estilo militar – munido de uma pistola e um rifle. Abriu fogo contra as pessoas dentro do estabelecimento, feriu dois rapazesOs demais conseguiram se proteger se escondendo – e feito isso, puxou a arma, colocou na própria cabeça e disparou.

Tyler, que serviu as forças armadas entre 2008 a 2010 deu baixa no serviço militar após uma forte crise de depressão, ocasionada pelo falecimento da mãe. No microblog ele havia escrito “É normal querer matar os amigos de trabalho?”. Detalhe, ele trabalhava no supermercado onde causou o tiroteio.

Outros casos somente nesse ano.

Exatamente uma semana antes, em frente ao Empire States Building, Nova York, um homem de 56 anos, desempregado, identificado como Jeffrey Johnson matou um de seus ex-colegas. Em seguida, apontou a arma para a policia, que revidou, matando-o e atingindo outras nove pessoas que passavam pelo local.

No dia 20 de julho, James Holmes, de 24 anos, supostamente abriu fogo contra a platéia que assistia à sessão da meia-noite do filme Batman – O cavaleiro das trevas ressurge. – em Aurora, Colorado. James vitimou 12 pessoas e feriu outras 58. Após ser detido e preso ele alegava ser o personagem Coringa, arquiinimigo do Batman.

Em 5 de agosto, um atirador matou seis pessoas e feriu gravemente outras três em um tempo Sikh, em Milwaukee, antes da policia abatê-lo, em um ataque que as autoridades classificaram como terrorismo interno.

Retratos do cotidiano.

Alan Moore, escritor, em um de seus contos – A Piada Mortal – narra o que se seguiu com o personagem Coringa e o que levou a plena loucura. Bastou um dia ruim para que ele perdesse completamente o senso de realidade e se tornasse um sociopata  incontrolável. Pelo visto ele estava totalmente correto na afirmação. Um pouco mais de pressão e tudo pode ir pelos ares. Um dia de fúria. 


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!